Será que às refeições deves ingerir bebidas frias ou quentes?

Saúde

1458699_624883384298342_1939695766996214211_nApesar da tradição de colocar gelo nas bebidas não ser muito comum no nosso país, ainda assim muitas pessoas consomem bebidas frias durante as refeições. Cerveja, vinho branco, refrigerantes são bebidas que não só não são benéficas para o organismo (nada, nienti, rien!) como ainda por cima podem prejudicá-lo, principalmente, pelo facto de que se encontram a uma temperatura mais baixa do que a do interior do nosso corpo.

Como deves saber, o frio provoca vasoconstrição e o calor vasodilatação. Isto significa que quando os vasos sanguíneos são expostos a uma temperatura inferior à normal (37ºC), eles contraem-se fazendo com que o sangue se afaste dessa zona. Por sua vez, quando os mesmos vasos sanguíneos são expostos a uma temperatura igual ou superior à normal, eles dilatam fazendo com que mais sangue flua para essa mesma zona.

O processo de digestão requere uma grande quantidade de fluxo sanguíneo de maneira a digerir devidamente os alimentos – razão pela qual te sentes mais ensonada depois de refeições pesadas. Sempre que ingeres algo que baixe a temperatura do teu estômago (37ºC), como é o caso das bebidas frias, os vasos sanguíneos deste orgão contraem-se comprometendo o seu aporte de sangue, que é necessário para uma digestão eficaz e ligeira.

Idealmente, não se deve beber às refeições pois os líquidos diluem as enzimas digestivas. No entanto, beber pequenos goles de um bom chá digestivo (não muito quente), durante e após a refeição, poderá ser um excelente apoio ao processo de digestão.

Plantas como a menta, camomila, funcho e lúcia-lima promovem a digestão, aumentando o fluxo sanguíneo nos orgãos digestivos, ajudando na absorção de gases, na neutralização de toxinas, na absorção de nutrientes, redução de inchaço abdominal, entre outros.

O meu chá digestivo preferido é o “three mint“, da marca Pukka. É fresco, saboroso e dá-me uma sensação imediata de leveza. Também gosto muito do chá kukicha (chá de três anos). Este é o meu “chá S.O.S.”, pois sempre que termino uma refeição que sinto estar a ser difícil de digerir, bebo um pouco deste chá e em pouco tempo parece que a comida desapareceu!

Encontras estas ervas e chás em supermercados biológicos.

Partilha esta dica no Facebook.

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."