Quem sou

Olá!

O meu nome é Francisca Guimarães

Sou Homeopata e autora do livro Escuta o teu corpo

E estou aqui para te ajudar a recuperar a tua saúde e beleza através da medicina natural.

A minha história

Eu nem sempre fui saudável.

Por mais de 10 anos, sofri de uma forma agressiva de acne quístico, ciclos menstruais irregulares, enxaquecas, dores menstruais que me impediam de mover, ovários poliquísticos, inchaço abdominal, cansaço crónico, ansiedade e uma sensação constante de há algo aqui que não está bem.

Após ter procurado diversas soluções dentro da medicina alopática ou convencional, e sempre sem resultados, decidi experimentar outro caminho, a medicina natural.

E foi aí que o verdadeiro milagre aconteceu!

Num curto espaço de tempo, todo o acne que preenchia a pele da minha face desapareceu por completo, os meus ciclos menstruais regularizaram, as dores menstruais atenuaram e todo o meu corpo se transformou.

Eu sentia-me literalmente outra pessoa.
Esta minha transformação inspirou aqueles que me rodeavam e que de imediato começaram a pedir a minha ajuda para os orientar em relação aos seus problemas, que muito se assemelhavam aos meus.

Essa vontade em ajudar os outros, motivou-me então a aprofundar os meus estudos sobre medicina natural e a torná-la na minha profissão.

O que eu faço

Eu sou Homeopata.

O meu percurso teve início no âmbito da medicina convencional, com a frequência do curso de enfermagem.

Contudo, desde logo compreendi que era uma abordagem incompleta e que não atuava sobre as verdadeiras causas dos problemas de saúde.

A minha própria experiência, assim como o meu sistema de crenças, cedo me redirecionaram para aquela que é hoje a minha grande missão e, sem dúvida, paixão também – a Homeopatia.

Estudei Homeopatia no Reino Unido, na prestigiada School of Homeopathy, durante 5 anos e meio – 4 anos de teoria + 1 ano e meio de estágio profissional.

Embora a Homeopatia seja o meu principal foco, uma vez que é a forma de medicina que, na minha experiência quer como paciente quer como terapeuta, mais resultados aporta, os temas da alimentação energética e plantas medicinais também me fascinam.

O meu consultório é no Porto e também dou consultas online (via Zoom).

Gostarias de marcar uma consulta comigo?

Porquê a medicina natural

A medicina natural baseia-se na utilização de princípios da Natureza e seus compostos, com o objetivo de ajudar o organismo a curar-se a si mesmo.

Esta abordagem tem a capacidade de ir à origem dos nossos desequilíbrios e corrigi-los, em vez de reprimir ou camuflar os seus sintomas.

Isto é possível uma vez que vê cada pessoa como um todo, em vez da soma de várias partes.

A medicina natural tem em conta todo o plano físico, mental e emocional, assim como a história de vida e outros aspetos que possam estar a influenciar a nossa saúde.

Um problema que se manifesta através da pele, por exemplo, pode ter origem no intestino, no sistema endócrino e até mesmo no plano emocional.

Logo, tratar apenas a pele, não tendo em conta outras partes que possam estar envolvidas, será muito provavelmente infrutífero.

Outro aspeto maravilhoso desta forma de medicina é que utiliza meios que respeitam o natural funcionamento do nosso organismo, evitando assim o desencadeamento de efeitos secundários.

Não só respeita a pessoa em si, como também o meio ambiente, uma vez que os compostos utilizados nos remédios naturais são, na sua grande maioria, biodegradáveis – o que veio da Terra regressa à Terra.

A medicina natural procura curar a pessoa como um todo, ajudando-a a regressar ao seu estado natural, que é de saúde e vitalidade.