Salada com puré de beterraba assada

Receitas

Puré de beterrabaPor mais que goste de cozinhar, admito que a falta de tempo faz com que escolha pratos que necessitem de pouco tempo de preparação. A ideia de cozinhar uma refeição mais elaborada é ótima, mas o trabalho e o tempo que requere, faz com que deixe estas receitas para uma outra altura. No dia-a-dia, o ideal é preparar refeições rápidas, boas e nutritivas. Dessa maneira podemos nutrir o nosso corpo com os alimentos certos e sem termos de dispender o – pouco e precioso – tempo livre a procurar receitas, fazer listas de compras e passar tanto tempo na cozinha.

O nosso corpo pede simplicidade. Quanto mais levezinha uma refeição for, mais facilmente será digerida. A nossa única preocupação é colocarmos os nutrientes certos no prato.

Eu gosto de comer saladas diariamente. Mas de maneira a não se tornarem monótonas, todos os dias varío os temperos, molhos e acompanhamentos.

Este puré de beterraba é fácil de preparar e muito versátil – serve como acompanhamento ou molho para uma salada, umas batatas doces assadas ou uns legumes grelhados. A sua cor é linda e quando acompanhada de verdes, a combinação fica fantástica!

SALADA DE VERDES + PURÉ DE BETERRABA ASSADA

1 cabeça de alface

1/2 abacate

1/2 courgete cortada aos cubinhos

2 beterrabas

1 colher de sopa de pasta de sésamo (tahini)

sumo de 1/2 limão

Sal grosso marinho e pimenta

Preparação da salada

– Numa frigideira, salteia a courgete em manteiga de côco/azeite até estar tostada nas pontas;

– Corta o abacate aos cubinhos/fatias;

– Corta a alface às tiras e coloca o abacate e a courgete, já cozinhada, por cima;

Preparação do puré de beterraba

– Corta as beterrabas em quatro e coloca-as a no forno. Deixa-as assar até que estejam tenrinhas por dentro (vai espetando um garfo para avaliares);

– Retira a casca das beterrabas e tritura-as juntamente com a pasta de sésamo, sumo de limão, sal e pimenta;

– Coloca o puré por cima da salada e voilá!

Se vires que esta salada + puré não é suficiente, podes juntar um hidrato de carbono de boa qualidade como batata doce assada, quinoa, millet ou um pouco de arroz integral.

Ter uma alimentação saudável é muito simples. Apenas tens de conhecer quais os ingredientes certos – para o teu corpo – e combiná-los de uma maneira correta e deliciosa!

Bom fim-de-semana!

 

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."