Porque não deves ignorar o teu apetite

Saúde

A fome não é tua inimiga.

Em crianças, ainda com uma mente inocente e fiéis aos nossos instintos, nós respeitávamos o nosso apetite. Quando tínhamos fome, de imediato corríamos até à cozinha para ir buscar comida. Não ignorávamos o sinal que a nossa “barriguinha” nos dava nem sequer o racionalizávamos. Assim que sentíamos fome, simplesmente, comíamos.

Com o passar do tempo, e também com a busca pelo corpo que a sociedade, e principalmente a nossa mente, valoriza, nós começamos a encarar a fome como um obstáculo a esse troféu – o corpo perfeito. A relação que temos com a comida lentamente começou a alterar-se, chegando ao ponto de a vermos como algo que nos vai afastar daquilo que, achamos nós, nos irá trazer felicidade, amor e aceitação – o corpo perfeito.

No entanto, minha querida, é importante que tenhas esta mensagem muito bem presente:

lutar contra o teu apetite é uma guerra que irás perder, sempre.

Ignorar as necessidade básicas do corpo não vai fazer com que elas desapareçam, apenas irá fazer com que se intensifiquem.

A fome não irá desaparecer. Apenas se irá intensificar.

E isto porque a fome, ou o apetite, é um sinal do teu organismo avisando que as células necessitam de energia de modo a continuarem a funcionar e, consequentemente, manterem-te viva. E até que tu lhes dês aquilo que o teu corpo te está a pedir – alimento – o sinal de “fome” não se irá apagar, por mais que tu tentes não escutá-lo.

Sempre que ignoramos a fome estamos, de alguma forma, a ignorar a vida. Sem comida, o ser humano não vive. Sem fome, o ser humano não sabe quando é necessário alimentar o seu corpo.

A ironia é que quanto mais tempo ignorarmos o apetite, mais altas são as probabilidades de“atacarmos” o armário ou o frigorífico. Se tivéssemos comido ao primeiro sinal que a nossa “barriguinha” nos deu, o pacote de bolachas, o pão e as batatas fritas ainda estariam intactos e a capacidade de termos escolhido os alimentos certos para comer seria muito maior.

Por isso, aqui fica uma dica:

Escuta o teu corpo e respeita as suas necessidades.

Se tens fome, come. Assegura-te apenas de que estás a comer os alimentos adequados para o teu corpo e às horas certas (podes ler mais sobre este tema em “Porque tens fome ao final do dia?“, “Qual a melhor hora para comer?“, “Como evitar comer excesso“.

Partilha este artigo no Facebook e ajuda outras pessoas a compreenderem porque não devem ignorar o seu apetite.

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."