O que precisas saber acerca dos planos detox (antes de fazeres um!)

Saúde, Saúde Menstrual

 

As dietas e produtos detox têm ganho cada vez mais popularidade e seguidoras. Hoje em dia, facilmente se veem mulheres a sairem de um juice bar com o seu sumo detox na mão, em vez do antigo e aborrecido café com leite, a almoçarem uma salada fresca e colorida em vez da costeleta de porco com arroz e batata frita, já para não falar dos planos detox loucos que se escutam serem comentados entre conversas cruzadas. E “vivó” detox!

É realmente incrível testemunhar como esta tendência aterrou no país e de imediato despertou a curiosidade das portuguesas, levando-as a acreditar que talvez esta sim seja a solução milagrosa para a perda de peso, falta de energia, pele baça, etc. Contudo, a falta de conhecimento acerca desta temática é notória e muitas mulheres acabam por sofrer consequências desagradáveis, provocadas por planos detox que claramente não eram os melhores ou mais adequados para si.

De maneira a desmistificar o tópico do detox e ajudar-te a compreender melhor em que é que este consiste, como funciona, quais as suas contraindicações e até mesmo perceberes se necessitas fazer um, entrevistei a conceituada nutricionista e especialista em detox Lillian Barros, que acaba de lançar um livro sobre o tema – Sopas, saladas e chás detox.

Lillian Barros

Lillian Barros

EM QUE CONSISTE A DIETA DETOX?

Uma dieta detox não é difícil de cumprir. Ao contrário do que muitos pensam, não é uma dieta restritiva e não deve levar a processos de carência nem a fome!

Um plano alimentar detox baseia-se nos fundamentos da nutrição funcional, em que o organismo é visto como um todo e onde se fornecem todos os ingredientes fundamentais para o seu funcionamento em plenitude. É este funcionamento eficaz que permite que a função natural de desintoxicação do nosso corpo, e dos seus vários órgãos “chave”, seja garantida.

É importante esclarecer que não é o alimento que desintoxica por nós, mas sim todos os processos levados a cabo pelos nossos rins, intestinos, fígado, pulmões e pele.

O que a alimentação detox vem fazer é garantir que toda a matéria-prima necessária para o funcionamento destes órgãos seja fornecida, facilitando o seu funcionamento sem sobrecarga.

Esta é uma dieta em que receitas de sumos, sopas, saladas, batidos e infusões são as estrelas. Constituem formas alternativas e saborosas de conseguirmos todo o sabor dos alimentos vegetais, não perdendo aquilo que eles têm de melhor. A juntar à sua riqueza em água, antioxidantes, enzimas vivas e pigmentos variados destaca-se ainda o seu baixo valor calórico, a presença de gorduras saudáveis ricas em ácidos gordos essenciais e o alto teor em fibra.

DE QUE MANEIRA CERTOS ALIMENTOS TÊM A CAPACIDADE PARA REMOVER AS TOXINAS DO ORGANISMO, DESINTOXICANDO-O?

UPS! Acho que acabei por responder a esta pergunta na resposta anterior.

Mas, nestes casos acabo sempre por dar dois exemplos muito simples e muito comuns no nosso dia a dia, de como o nosso corpo funciona tão bem, mas faltando alguns elementos chave provenientes da alimentação, sentimos imediatamente alterações. É o caso dos rins e a falta de água ou os intestinos e a falta de fibra alimentar.

Quando bebemos pouca água notamos automaticamente que a nossa urina fica mais escura e que o odor é mais forte. Isto acontece porque os rins se viram “obrigados” a concentrar a urina, a fim de garantir a eliminação da mesma quantidade de toxinas e metabolitos conseguida com a pouca água existente.

No caso dos intestinos, a falta de elementos alimentares como água ou fibra e a inatividade física é, na maior parte das vezes, e no seu conjunto, a causa de numerosas queixas de prisão de ventre e obstipação. Nestes casos, o intestino vê-se dificultado na sua função de eliminação, dificultando e retardando o seu trabalho.

Tal como com estes dois órgãos, tantos outros são influenciados pela matéria prima de que disponibilizam. São essas bases micro e macro nutricionais de qualidade que a alimentação pretende fornecer para ter um corpo equilibrado, eficiente e desintoxicado

Neste livro conseguirão descobrir o que está na base do conceito detox, que ao contrário do que se pensa, não se trata de dietas exclusivamente liquidas e restritivas, e também como utilizar as várias receitas do livro para um plano detox de 15 dias.

Encontrará mais de 100 receitas de sopas, saladas e chás… e muitas mais… passando pelos temperos, os caldos de legumes, os pestos ou até mesmo vinagretes… todos eles com ingredientes específicos e conjugações funcionais que permitirão dar resposta à maior parte das queixas de quem sente saturado e sobrecarregado. Sintomas estes que conseguirá identificar pela sensação de cansaço, mau funcionamento gastro intestinal, unhas quebradiças, cabelo fraco e baço, falta de memória, dificuldades de concentração, retenção de líquidos, distensão abdominal, entre muitos outros.

Soluções perfeitas para quem sente que precisa de um reset ao organismo, utilizando alimentos funcionais, autênticos, genuínos e receitas fáceis, práticas, rápidas e, claro muito saborosas.

QUAL A NECESSIDADE DE SE FAZER UM DETOX?

Precisamos de fazer um detox quando sentimos queixas de um corpo sobrecarregado, cansado e a funcionar de forma incorreta. Pode ser uma boa estratégia quando voltamos de umas férias grandes, em que as exceções alimentares foram a regra, ou depois da época festiva, dos convites para jantar fora, ou então simplesmente porque queremos adotar novos hábitos alimentares e precisamos de uma alavanca para começar.

Através da alimentação detox podemos conseguir uma reabilitação mais rápida do organismo e conseguirmos reverter o processo de forma eficaz e natural.

Se por um lado ajuda no funcionamento dos órgãos chave responsáveis pela eliminação é também aquilo que chamo de uma alimentação pura, limpa e genuína, rica em vitaminas, minerais e enzimas vivas.

Apesar da globalização alimentar, de sentirmos que cada vez é mais frequente a produção intensiva, os alimentos industrializados, a utilização de pesticidas, produtos químicos, aditivos artificiais e que de dia para dia nos afastamos mais da dieta mediterrânica, dos alimentos autênticos e daquilo que a natureza tão perfeitamente nos fornece.

Cada vez mais informados, os consumidores começam a ler rótulos nutricionais e a deslindar listas de ingredientes, procuram alimentos mais genuínos, menos processados e a escolha pela agricultura biológica começa a crescer fortemente. Acredito por isso mesmo que estamos a entrar numa fase de mudança de mentalidades, de consciência generalizada que nos faz perceber que nós somos efetivamente aquilo que comemos. Esta uma premissa já antiga, mas que nunca fez tanto sentido.

E por isso, numa perspectiva positiva e pela qual trabalho todos os dias, acredito que os portugueses começam a preocupar-se mais com o seu carrinho de compras e portanto a comer cada vez melhor.

A oferta é maior e a tentação pelos alimentos embalados também, mas nunca houve tanta informação quanto aos perigos das escolhas pouco equilibradas, das consequências diretas de uma alimentação desregrada e sobretudo que desde cedo devemos implementar hábitos saudáveis (digo na infância).

QUAIS OS 3 PRINCIPAIS SINTOMAS QUE ME INDICAM QUE PRECISO FAZER UM DETOX?

É difícil apontar apenas 3 sintomas pois muitas vezes eles estão interligados.

Os sintomas como cansaço físico e psicológico, falta de memória e concentração, distensão abdominal, retenção de líquidos e alterações gastrointestinais são muito frequentes.

Contudo podemos juntar a estas queixas muitas outras como as unhas quebradiças, a pele baça e sinais de cansaço externo, queda de cabelo, enxaquecas…

QUAIS OS PRINCIPAIS RESULTADOS QUE POSSO ESPERAR APÓS UMA DIETA DETOX?

Conseguirá perceber que naturalmente as queixas associadas deixam de existir, sentirá mais energia, mais vitalidade e sobretudo mais equilíbrio.

É neste retorno a nível de bem estar que invisto, pois a perda de peso ocorrida nos planos detox será em consequência da alimentação mais regrada, das escolhas alimentares mais saudável e do equilíbrio que se consegue atingir.

Basicamente conseguirá perder peso com toda a energia sem abdicar do sabor, ao contrário das dietas cinzentas, proibitivas e monótonas esta é uma dieta nutritiva, rica, que não acarreta carências, muito pelo contrário!

EXISTEM VARIADOS MÉTODOS DE DETOX. COMO SABER QUAL O MAIS ADEQUADO PARA MIM?

Ao ler os meus dois livros vai perceber que a dieta detox, tal como qualquer outra dieta, deve ser personalizada e adaptada a cada pessoa, a cada historial clinico e sobretudo a cada objectivo.

Neles encontrará algumas bases para seguir um plano completo e ajustado, aliás tem mesmo um plano de 15 dias para quem quiser basear-se exclusivamente nas receitas fornecidas no livro.

Contudo para quem é recém chegada ao conceito detox então aconselho a fazer algo mais ligeiro, em que às sopas se juntam as saladas tendo a certeza que não passa do 8 para o 80. Estas sugestões e este acompanhamento é feito ao longo da descrição do plano detox e das próprias receitas. Apenas terá de se identificar com aquilo que pretende com o seu detox: um detox à medida de cada um!

Tem também a ver com a motivação de cada um.

Por isso podemos fazer algo mais rigoroso por menos tempo ou um plano adaptado ao dia a dia com ingredientes detox e funcionais para que não sinta que lhe tiraram o tapete.

É desta forma que tento demonstrar neste último livro que detox não são só sumos. Eles são sem dúvida uma ferramenta muito saudável e funcional mas que podem evoluir com a introdução de outras receitas igualmente saborosas e desintoxicantes.

Adapte-se e sobretudo não aprenda a ouvir o seu organismo. Ele vai dizer-lhe quase tudo o que precisa de saber.

O TEU NOVO LIVRO TEM RECEITAS ABSOLUTAMENTE DELICIOSAS E UM PLANO DE DETOX PERFEITAMENTE ACESSÍVEL, MESMO PARA QUEM NÃO SE ENCONTRA FAMILIARIZADO COM ESTE TIPO DE ALIMENTAÇÃO. CONSIDERAS QUE QUALQUER PESSOA PODE COMPRAR O LIVRO E SEGUIR O PLANO DE DETOX QUE LÁ SUGERES?

Acho que é um plano simples, acessível, para quando nos apetece trincar qualquer coisa, ou quando o corpo nos pede alimentos mais quentes.

Qualquer pessoa pode seguir o plano, sendo que ao longo da descrição dos vários dias do plano vou dando sugestões de como superar dificuldades para quem é novo nestas andanças.

Podemos ajustar a cada um e por isso mesmo sinto que é adaptado a todos. Num plano completo ou como complemento a uma alimentação saudável.

Qualquer pessoa, poderá implementar as receitas de sopa detox como entrada às refeições principais, ou os chás, infusões e tisanas como forma de ultrapassar algumas queixas.

As próprias saladas podem ser preparadas e partilhadas por toda a família como refeição ou acompanhamento.

É um livro camaleão que serve sobretudo para inspirar a melhorar as escolhas alimentares, a estarmos mais conscientes para a necessidade de uma alimentação mais equilibrada, mais funcional e mais adaptada a nós.

Sem dúvida um livro para todos os leitores, esse foi o meu propósito.

Comer bem não é uma moda… é uma necessidade, uma ferramenta… somos o que comemos?! Então vamos comer o melhor possível sem abdicar do sabor.

lillian barros

EXISTE ALGUMA CONTRAINDICAÇÃO À REALIZAÇÃO DE UM DETOX?

As únicas contraindicações são aquelas que podem estar relacionadas com os ingredientes em si.

Apesar de ser uma dieta que tenta descartar, tanto quanto possível, grande parte dos alimentos tidos como reativos, se alguém for intolerante ou alérgico a algum alimento utilizado na receita ou se por alguma situação de saúde em particular não o deve ingerir então deverá trocá-lo por outro ou simplesmente eliminá-lo.

Falo aqui em situações como pessoas medicadas para problemas de tiroide não deverão utilizar alimentos à base de soja ou ricos em iodo sem informar o seu médico assistente, ou se estiver a ser medicados com anticoagulantes orais não devem exagerar nos vegetais verdes escuros ou ainda, se tiver alguma questão ou distúrbio inflatório dos intestinos não deverá abusar do consumo de sementes.

Estes são apenas alguns exemplos de como a alimentação pode influenciar na saúde e na doença, não exclusivamente num contexto detox mas no nosso dia a dia. Por isso o importante sempre é conhecer-se.

Se tiver alguma dúvida então pode sempre esclarecer algumas destas questões no primeiro livro “sumos e águas detox” onde falo sobre as contraindicações das dietas detox num capitulo individualizado ou ao longo deste novo livro “sopas, saladas e chás detox” onde enuncio alguns das situações mais vulgares relacionadas com os ingredientes utilizados.

SE PUDESSES DAR APENAS 3 DICAS SOBRE SEGUIR UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL, QUAIS SERIAM?

Há tantas dicas importantes que por vezes é difícil escolher… mas se pudesse apenas dar 3, então diria:

  • qualidade
  • organização
  • hidratação

Mais do que contar calorias, é importante contar nutrientes. Ter uma alimentação saudável não é simplesmente cortar na ração. É sim escolher os alimentos certos, que nos forneçam aquilo que nós precisamos (qualidade) e sobretudo que sejam autênticos.

Os alimentos páticos empacotados que fazem parte das prateleiras dos supermercados são alimentos processados, industrializados, com aditivos artificiais e pobres do ponto de vista micronutricional. Uma pessoa pode comer muito mas com muito pouca qualidade. Existem muitos obesos com carências nutricionais!

O importante é trabalhar em primeiro lugar na qualidade dos ingredientes.

Para não perder tempo ou cair em tentação o segundo ponto mais importante será a organização. Guardar o domingo para preparar algumas receitas para o resto da semana. Influir na lista de supermercado ingredientes portáteis para os meios da manha e da tarde. Arranjar os vegetais frescos, lavá-los, seca-los e eventualmente congela-los para serem conservados durante mais tempo. Enfim, preparar o terreno para que ser saudável seja simples e fácil. A nível da organização também os horários são muito importantes para manter o equilíbrio do organismo por isso se não se lembra de fazer pausas para lanchar, coloque lembretes no telemóvel!

E, por fim, a hidratação! Sinto que é um dos grandes calcanhares de aquiles da maior partedas pessoas que me procuram. A falta de consumo de água e a falta de exercício físico!
Por isso costumo sempre começar a consulta dizendo que para beber água não temos de passar fome… a utilização de água, chás, infusões e tisanas detox foi a forma que arranjei em consulta de conseguir fazer com que todos os que me procuram tivessem uma forma de hidratar que para além de saber bem fosse também funcional e ajudasse a chegar aos objectivos que pretendem, fossem eles de perda de peso, saúde, retenção de líquidos, excesso de apetite ou simplesmente porque não gostam de beber água.

 

Como podes comprovar, o detox é uma ferramenta realmente poderosa e essencial para quem deseja atingir um estado de verdadeira saúde e beleza. No entanto, é fundamental seguir um plano que seja seguro e adequado a ti e às tuas necessidades. Deste modo, o ideal é teres um profissional a oferecer-te a devida orientação. No caso de te identificares com a abordagem da Lillian, aqui ficam os seus contactos:

Lillian Barros

Site: lillianbarros.com

Blog: santamelancia.blogspot.com

Facebook: lillianbarros

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."