O que deves saber sobre os gelados comerciais

Saúde Menstrual

perigos geladosO verão ainda está a bombar, assim como as vendas dos gelados. Toda a gente adora comer um gelado doce e cremoso, principalmente, nos dias mais quentes e tenho a certeza que tu também. No entanto, a minha pergunta é:

 conheces os ingredientes que se encontram na maioria destes gelados?

Mesmo que eu estivesse bastante consciente de que a maioria dos gelados comerciais estão cheios de ingredientes prejudiciais – como gorduras hidrogenadas, xarope de milho com alto teor em frutose, leite em pó, açúcar, natas processadas, etc – eu fiquei chocada quando fiz uma pesquisa mais profunda sobre este tema. E posso desde já alertar-te de que, muito provavelmente, vais perder o apetite por gelados comerciais assim que terminares de ler os factos que estou prestes a expor.

As receitas de gelados mudaram muito ao longo das últimas décadas e mesmo que os ingredientes básicos das receitas antigas não fossem fantásticos – açúcar, leite de vaca, natas, ovos – eram bem melhores do que as receitas dos gelados de hoje em dia. É que para além do típico leite, açúcar, natas e soro de leite, há uma lista assustadora de ingredientes que estão presentes na grande maioria das fórmulas de gelados de modo a aumentar a validade e cremosidade.

Segundo variadas fontes, aqui está a lista dos ingredientes mais comuns presentes em gelados comerciais:

BENZOATO DE SÓDIO
É um químico que não só arrasa com o sistema imunitário como também tem propriedades carcinogénicas. A FDA (Food and Drug Administration) afirma que não existe perigo em consumir quantidades pequenas desta substância, mas que não pode ser, de maneira nenhuma, combinada com vitamina C ou E caso contrário serão formados benzenos (carcinogénicos) – o que significa que o benzoato de sódio não pode ser combinado, na mesma refeição, com fruta, vegetais, cereais, pasta dos dentes, etc, o que é praticamente impossível.

ETILENOGLICOL

Um álcool com propriedades anticongelantes (se reparares, os gelados comerciais encontram-se mais cremosos do que os caseiros no momento em que são retirados do congelador). De acordo com a US Environmental Protection Agency, uma ingestão em grandes quantidades desta substância pode provocar danos no sistema nervoso central, cardiopulmonares e renais. Esta susbtância é também tóxica para os fetos.

PIPERONAL
Utilizado como aroma de baunilha e, de acordo com o US National Library of Medicine, o piperonal também se encontra em produtos de tratamento de piolhos e repelente de insectos (wow, tão apetitoso!). Esta substância está listada na base de dados da National Library of Medicine HSDB como sendo “moderadamente tóxica”. Uff, ainda bem que é “apenas” moderadamente tóxica!

ACETATO DE ETILO
Utilizado como aroma em gelados e em produtos de limpeza de peles e textéis. Está diretamente relacionado com danos pulmonares, hepáticos e cardíacos.

POLISORBATO 80
Usado como emulsificante em gelados e, de acordo com o Annals of Allergy, Asthma and Immunology, “o polissorbato 80 é de relevância atual como um indutor ‘escondido’ de reações anafiláticas”. Estudos toxicológicos também mostraram que este químico provoca infertilidade. Aliás, cientistas do World Intelectual Property Organization estão a desenvolver um método contracetivo que consiste numa vacina que danifica a fertilidade, e um dos ingredientes presentes nessa vacina é o polissorbato 80. Esta substância também provoca alterações hormonais, na vagina e deformidades nos ovários .

BUTIRALDEÍDO
É um derivado do butano que é utilizado na produção de álcoois, plásticos e dissolventes. Têm um cheiro parecido ao da amêndoa e é usado como aroma em gelados.

PROPILENOGLICOL
Esta substância consite num líquido químico que é usado em alimentos de modo a absorver o excesso de água e manter a humidade. Também é um dissolvente em corantes de alimentos, plásticos e tintas. É suspeita de estar relacionada com irritações gastrointestinais, respiratórias, neurológicas e excesso de acidez no organismo.

Infelizmente a lista continua e o mais chocante é que não só a FDA não exige que os fabricantes de gelados rotulem todos os ingredientes como também todos estes aditivos estão na lista da GRAS (Generally Recognize As Safe = geralmente reconhecidos como seguros) pela mesma FDA. Desconheço as razões pelas quais esta agência dá autorização para estas substâncias serem comercializadas em produtos alimentares, mas as minhas perguntas são:

Achas que uns poucos segundos de prazer na boca valem a pena os danos, a longo prazo, no teu sangue e tecidos?

Queres este tipo de susbtâncias a coexistir com as tuas células?

Tu podes disfrutar de um gelado delicioso sem correres o perigo de prejudicar o teu organismo com substâncias tóxicas. Aliás, o gelado até pode ser uma excelente maneira de obter gorduras saudáveis, cálcio, enzimas, vitaminas e minerais quando preparado com os ingredientes certos. No entanto, e para esse fim, é necessário que o confeciones com ingredientes que o teu corpo reconheça como benéficos. Aqui tens uma receita de um gelado de sementes de sésamo pretas que é absolutamente divinal e muito saudável, claro!

Partilha este artigo tão importante no Facebook.

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."