O melhor bolo de chocolate saudável

Receitas

Apesar de ter uma alimentação um pouco diferente da convencional já há muitos anos e de já ter aprendido a estar segura e confortável com essa minha opção, confesso que os momentos sociais ainda são muito desafiantes. Ser convidada para um evento em que os anfitriões têm imenso gosto em servir comida aos seus convidados e apreciar o quanto eles se deliciam com todos os petiscos, não é muito fácil para quem tem certas preferências alimentares.

Com o tempo, tenho vindo a aprender truques que me ajudam a contornar este tipo de situações, procurando ser o mais flexível e educada possível. Tento sempre ter em conta que, por vezes, temos de fazer algumas exceções de modo a não nos tornarmos rígidos e cairmos na armadilha do “extremismo” – eu já lá estive e garanto-te não é um bom lugar para se estar! Acredito que é necessário encontrarmos um ponto de equilíbrio entre as nossas preferências e as preferências daqueles que nos rodeiam – afinal de contas, nós pertencemos a uma “tribo” e começarmos a traçar um caminho que nos afasta demasiado do seu centro, apenas nos irá trazer sofrimento e até mesmo solidão.

Existem eventos sociais que são mais fáceis de contornar do que outros. Se, por exemplo, tens um jantar em casa de amigos, sugerires levar um prato teu para eles experimentarem, pode ser uma boa ideia. Se fores a um restaurante, também não terás muita dificuldade (lê o meu artigo sobre “Como comer saudável em qualquer restaurante“). No entanto, ires a eventos socias como casamentos, admito que a dificuldade do desafio muda de escalão! O catering estará planeado e por mais que os noivos possam ter a gentileza de incluir um prato vegetariano, por exemplo, nunca será como a comida que estás habituada a ter em casa.

Há duas semanas atrás, a minha irmã Joana casou-se – foi uma festa linda, muito divertida e cheia de emoções! Eu tive imensa sorte, porque uma vez que o casamento foi em casa da minha mãe, eu não tive que me preocupar com a refeição da festa. Planeámos, desde o início, que a nossas queridas Alexandra e Luísa (as cozinheiras lá de casa que são umas autênticas especialistas em comida vegetariana!) iriam preparar uma refeição para os convidados que preferissem não comer carne/peixe.

Coube-me a mim preparar o menu alternativo. Logo, como prato principal escolhi uma receita de tofu asiático panado em amêndoa com molho de gengibre e arroz basmati integral. E como sobremesa, um bolo de chocolate saudável que adaptei de uma receita do blog fantástico “Green Kitchen Stories“. Este bolo de chocolate saudável estava tão delicioso que a meio da noite apanhei uns quantos convidados, na cozinha às escondidas, a comerem-no (mal eles sabiam que era um bolo de chocolate sem farinha de trigo, açúcar, manteiga de vaca, etc!).

BOLO DE CHOCOLATE

Bolo

2 chávenas de farinha de amêndoa (amêndoas trituradas)

1/3 chávena de cacau puro

1 colher de chá de baking powder

uma pitada de sal

2 ovos biológicos

2 bananas

1/3 chávena de óleo/manteiga de côco

1/2 chávena de geleia de arroz (aumentar a quantidade se necessário)

Cobertura

80% de chocolate preto em barra

Leite de aveia/arroz/amêndoa

 

Preparação do bolo

– Liga o forno a 180ºC;

– Mistura a farinha de amêndoa, o cacau em pó, o baking powder e o sal numa taça grande e deixa de parte;

-Bate os ovos durante cerca de um minuto;

– Esmaga as bananas com um garfo e adiciona os ovos, a manteiga de côco e a geleia de arroz e mistura bem;

– Junta a mistura da banana e a mistura da farinha de amêndoa e mexe bem até conseguires uma massa homogénea;

– Unta uma forma pequena/média com manteiga de côco e depois peneira com um pouco de farinha de amêndoa e cacau em pó;

– Coloca a massa do bolo na forma, já untada, e deixa a cozer no forno durante cerca de 45 minutos;

– Retira o bolo do forno e deixa-o arrefecer completamente antes de o desenformares;

Preparação da cobertura

– Coloca o chocolate preto em barra numa panela ao lume com um pouco de leite de aveia, e vai mexendo até que o chocolate esteja derretido e se encontre com uma textura cremosa e homegénea;

– Assim que o bolo tenha arrefecido, coloca a cobertura por cima. A receita original sugere que juntes uns frutos vermelhos ou um pouco de iogurte (eu sugiro que seja de cabra).

 

Partilha este bolo de chocolate saudável no Facebook.

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."