Do you “eat love”?

Saúde

Samanta McMurray

Samanta McMurray

Após ter seguido a carreira de arquitectura, o coração da linda Samanta McMurray apaixonou-se pelo gosto da comida saudável acabando por, mais tarde, dar origem ao maravilhoso blog “Eat Love”. Como poderás comprovar, este blog encontra-se repleto de receitas deliciosas, saudáveis e com fotografias cheias de cor que nos dão vontade de meter a mão pelo ecrã do computador adentro e agarrar comidas como, por exemplo, as “mini panquecas de chocolate“ou os “pops de morango e iogurte“. As receitas são muitas e incluem categorias como “vegetais”, “pequenos-almoços”, “carne”, “peixe”. Todas elas saudáveis e cheias de amor, claro!

O seu livro “Sumos com segredos” acabou de ser lançado. Já estive a folheá-lo e tem receitas de sumos, batidos e snacks absolutamente fantásticas! São receitas simples e sem dúvida que irão trazer muita inspiração na hora de preparares um pequeno-almoço ou um lanche ligeiro, nutritivo e delicioso. É um livro recomendado a existir em todas as prateleiras de cozinha de babes que estejam interessadas em comer saudável e, claro, com amor ; )

Lê a entrevista que fiz à Samanta e fica a conhecer um pouco da sua história e visão sobre “alimentação saudável”.

 

O que levou uma arquitecta a criar um blog de comida saudável?
Desde muito nova que tive tendência para engordar. Pratiquei ténis durante 10 anos e quando parei apercebi-me que não podia continuar a ingerir a mesma quantidade calórica e muito menos a abusar de certos alimentos mais açucarados, alimentos esses que rapidamente queimava nas horas em que treinava diariamente.
Dei por mim a tentar resolver a questão com dietas malucas onde não comia hidratos de carbono, bebia chá desumanamente e a alface era a minha melhor amiga. Andava enganada e só descobria isso depois de recuperar tudo o que perdia em poucos dias!
Em 2012 durante o estágio comecei a levar a marmita para o atelier e aprendi a controlar melhor os meus apetites, visto que tinha horários regulares. Aproveitava os dias em que saía mais cedo  para dar uma corridinha e assim começou o meu gosto pelo mundo saudável!
Lembro-me de ter visto dois documentários que me fizeram olhar para a comida de outra maneira: o “Food Matters” e o “Hungry for Change”.
Em 2013 rumei até à Suíça em busca de emprego, viagem essa que saiu furada porque não consegui nada onde não exigissem o alemão.
Triste e deprimida refugiei-me em casa de um primo chef de cozinha com quem me distraía a cozinhar e a fotografar pratos. Regressei a Portugal e continuava com o bichinho da corrida e da comida saudável, e foi numa noite sentada no sofá, por entre blogs gastronómicos e documentários saudáveis que me deu o click do “Eat Love”!
Lembro-me que nessa noite criei o blog, o nome, o logo e no dia seguinte a minha primeira receita foi um sumo verde! A combinar com o meu espírito esperançoso!

 

Uma das coisas que me chamou a atenção, enquanto lia a tua página, foi o facto de tu dizeres que não gostas de rótulos, ou seja, não te consideras “vegan”, “vegetariana”, “omnívora”, etc, mas que apenas segues uma alimentação saudável. Para ti, o que significa “alimentação saudável”?

Para mim, uma alimentação saudável tem que ter necessariamente equilíbrio. Sei que cada um é como cada qual, e que muitos não gostam de carne ou de peixe porque simplesmente não se dão bem com esses alimentos.
Eu sou aquele caso típico que se dá bem com tudo, salvo raras excepções como o leite de vaca e a carne de porco que ficam hoooooras no meu estômago.
Dando-me bem com quase todos os alimentos faz com que tenha de ter mais cuidado como é óbvio, mas ao mesmo tempo, e também porque sou de Cascais (terra de peixe) e um dos meus apelidos é Barroso (das famosas terras do Barroso onde a carne de vaca é maravilhosa), dá-me mais espaço de manobra para a criação de receitas!
O meu segredo é tentar ser o mais equilibrada que conseguir, isto é, comer pouca carne, mais peixe e ter muitos dias vegetarianos, tudo isto com alimentos o mais próximo do seu estado natural possível.

Três passos simples que as pessoas possam dar em direção a uma alimentação saudável.

Beber muita água, substituir as farinhas brancas pelas integrais (trigo integral, aveia, centeio por exemplo) e evitar alimentos processados.

Na tua opinião, qual o maior benefício em seguir uma alimentação saudável e equilibrada?

É uma pergunta difícil porque para mim há muitos benefícios em seguir uma alimentação saudável, mas diria que a sensação de energia ao seu mais alto nível, a sensação de sermos capazes e não sentirmos qualquer limitação no que diz respeito ao nosso estado físico e consequentemente psicológico é impagável quando entramos neste mundo!

O que te levou a escrever o livro “Sumos com segredos”?

Confesso que escrever um livro não era de todo o planeado, pelo menos em tão pouco tempo. Tive a felicidade de receber um convite por parte da Editora Zero a Oito que me incentivou e eu aceitei com toda a vontade, visto que tinha uma história para contar e percebi que havia muitas pessoas que se identificavam com essa mesma história.

Onde é que as pessoas podem encontrar o teu livro à venda?

O livro pode ser adquirido nos hipermercados Continente, Fnac, Bulhosa e Bertrand.

livro samanta

Uma mensagem que gostasses de partilhar.

Demorei muito tempo a perceber que estava enganada quanto ao conceito de vida saudável e ainda hoje estou a aprender dia após dia com experiências, pessoas e tudo aquilo que me rodeia. A única certeza que tenho é que nao há dietas milagrosas, não há resultados rápidos e se há são meramente temporários.
O segredo está em cinco palavrinhas mágicas: Vontade, Paciência, Persistência, Consistência, e Equilíbrio!

Vontade, porque sem ela ninguém nos vai convencer de nada;
Paciência porque não é de um dia para o outro que os resultados se vêm.
Persistência porque de vez em quando a teimosia é uma virtude!
Consistência, porque a repetição mais cedo ou mais tarde tornar-se-á num hábito!
Equilíbrio, porque o exagero nunca foi saudável.

Eat Love – Blog

Eat Love – Facebook

Eat Love – Instagram

Eat Love – Pinterest

 

Partilha esta entrevista no Facebook e dá a conhecer este livro e blog recheado de receitas deliciosas!

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."