Como prevenir e tratar infeções urinárias naturalmente

Saúde

Quem já sofreu de infeções urinárias sabe que estas podem ser um autêntico p-e-s-a-d-e-l-o! As dores intensas no baixo ventre, a vontade constante de fazer “xixi” e aquela dor aguda que surge ao fazê-lo fazem com que as mulheres que já tiveram infeções urinárias nunca se esqueçam do quão horrível estas podem ser.

O que são infeções urinárias?

As infeções urinárias são infeções que ocorrem no sistema urinário – constituído por rins, ureteres, bexiga e uretra -, sendo que as mais comuns ocorrem no trato urinário inferior, que corresponde à bexiga (cistite) e uretra (uretrite). Em geral, as infeções urinárias do trato urinário inferior não são graves, embora acompanhadas de sintomas muito desconfortáveis. Contudo, é necessário uma intervenção terapêutica rápida e eficaz de modo a evitar que a infeção suba para o trato urinário superior, que envolve os rins, desencadeando uma pielonefrite (condição muito grave!).

Como ocorrem?

As infeções urinárias acontecem quando determinadas bactérias entram no trato urinário e começam a multiplicar-se na bexiga. O sistema imunitário encontra-se preparado para defender o organismo de patogéneos, mas quando, por algum motivo, não o consegue fazer, uma infeção pode instalar-se.

Quais as causas?

A causa mais comum das infeções urinárias é a bactéria Escherichia coli (E. coli), que poderá encontrar-se no intestino grosso. Uma vez que na mulher o ânus localiza-se próximo da uretra, esta bactéria pode facilmente invadir o sistema urinário desencadeando uma infeção. A transmissão da E. coli pode acontecer de variadas maneiras, embora as mais comuns sejam pobre higiene, que muitas vezes se traduz em limpar o “rabinho” de trás para a frente em vez da frente para trás ou fequentar casas-de-banho públicas; e, também, à atividade sexual, principalmente depois de um período de inatividade prolongado.

Os fatores emocionais relacionados com as infeções urinárias poderão ser ansiedade, medo, dificuldade em soltar algum assunto, irritação, questões com o namorado/marido.

 E quais os sintomas?

 Os mais comuns: dores no baixo ventre, ao nível da bexiga; dor e/ou ardor ao urinar; mau odor na urina; urgência frequente em urinar; urina turva.

No caso de febre, arrepios, sangue na urina, dores na zona lombar das costas ou náuseas, é necessário recorrer-se rapidamente a um médico, pois a infeção poderá ter atingido os rins (situação muito grave!).

Tratamento alopático/convencional

O tratamento alopático/convencional mais comum para as infeções urinárias são os antibióticos químicos. Contudo, em muitos casos, a toma destes fármacos é desnecessária e o impacto prejudicial que estes têm na flora intestinal e vaginal, que ajuda a impedir o crescimento de patógeneos, pode levar a recaídas crónicas de infeções urinárias, uma vez que uma das principais linhas de defesa encontra-se destruída. Outro aspeto negativo, relativamente à toma de antibióticos, é que estes podem conduzir a uma resistência por parte das bactérias, dificultando a eliminação definitiva desta e outras infeções.

Tratamento natural*

Um tratamento natural, e alternativo aos antibióticos químicos, para as infeções urinárias consiste em fortalecer o sistema imunitário, eliminar as bactérias patogéneas do organismo e reforçar a flora intestinal. Desta maneira, aqui seguem algumas dicas naturais que podem ajudar a prevenir e tratar infeções urinárias do trato urinário inferior:

EXTRATO DE ARANDO VERMELHO ou D-MANOSE

O extrato de arando vermelho acidifica a urina, contribuindo para o impedimento do crescimento das bactérias. Para além disso, possui também um composto, chamado D-manose, que é considerado o suplemento mais eficaz no tratamento e prevenção das infeções urinárias, pois tem a capacidade de agarrar-se à bactéria E. coli e impedir que esta se prenda nas paredes internas da uretra, contribuindo para a sua rápida eliminação.

Podes tomar o extrato líquido de arando vermelho diluído em água, de acordo com as indicações da marca, ou então tomar diretamente o suplemento isolado de d-manose, também de acordo com as indicações da embalagem. Encontras ambos os suplementos em ervanários.

EXTRATO DE ALHO ENVELHECIDO

O alho é um antibiótico natural e fortalecedor do sistema imunitário. A marca que recomendo é a Kyolic, que encontras em ervanários, nomeadamente na Terra Pura.

Nota: consulta o teu médico, antes de tomar um suplemento de alho, no caso de te encontrares a tomar anticoagulantes ou antes de alguma cirurgia, pois o alho tem propriedades anticoagulantes, o que pode aumentar o sangramento; no caso da tua pressão arterial ser baixa, pois atua como hipotensor; no caso de sofreres de problemas gastrointestinais, uma vez que pode irritar o trato digestivo. Como alternativa, podes tomar um suplemento de equinácea.

 VITAMINA C NATURAL

A vitamina C fortalece o sistema imunitário e tem efeitos antibacterianos a nível do sistema urinário, através da acidificação da urina. Contudo, é importante tomar uma Vitamina C de extrato natural – encontras também em ervanários.

PROBIÓTICO

Os probióticos são microrganismos que constituem a “boa” flora intestinal e vaginal, contribuindo para o fortalecimento do sistema imunitário, trânsito intestinal, entre outros. Neste caso em concreto, das infeções urinárias, os probióticos ajudam a reforçar as bactérias “boas”, contribuindo para o melhoramento da função imunológica e eliminação de potenciais patogéneos. Os probióticos são essênciais, principalmente se houver necessidade de tomar antibióticos químicos, de modo a repor a flora intestinal.

Uma boa marca é a BioKult, que encontras nos ervanários, nomeadamente a Terra Pura.

É também importante que bebas muita água, de maneira a diluir a urina e ajudar a eliminar as bactérias, e ir à casa-de-banho sempre que sentires vontade. Evita beber cafeína, pois pode provocar uma maior irritação das paredes da bexiga.

Prevenção

A prevenção das infeções urinárias consiste numa boa higiene íntima, no fortalecimento do sistema imunitário, flora intestinal e vaginal; libertação de certas questões emocionais que poderão estar a afetar o corpo físico, neste caso o sistema imunitário.

 

* – estes suplementos naturais podem ser muito eficazes no tratamento das infeções urinárias, principalmente quando tomados logo após o aparecimento dos primeiros sintomas. No entanto, no caso destes não desaparecerem passados 1-2 dias ou no caso de se agravarem, é necessário que consultes um médico.

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."