Um truque infalível para te libertares do stress do quotidiano

Beleza Interior

Viver o dia-a-dia livre de stress é provavelmente o maior desejo dos cidadãos da sociedade moderna, como eu e tu. Com certeza já te deves ter apercebido que cresceste num ambiente extremamente exigente e competitivo, em que o mais importante é e sempre foi “fazer e atingir e ser a melhor”. Quando um objetivo é alcançado, um outro logo surge, não te dando sequer um breve momento para parar e recuperar o fôlego, antes de voltares a ter que colocar a mochila pesada de “afazeres” às costas e regressares à escalada.

O mais engraçado, pelo menos para mim, é que as pessoas parecem andar que nem “baratas-tontas” sempre a correr de um lado para o outro, mas sem saberem bem para onde vão. Estão sempre a fazer e a fazer e a querer mais e mais, mas mais do quê? E para quê? Onde é que elas acham que vão? E o que é que elas acham que irão receber no final? Um lugar privilegiado no céu com vista para a Terra, é?

A tua vida baseia-se na coleção de momentos que acontecem desde o dia em que nasces até ao dia em que irás morrer. É-te dada a oportunidade de escolheres como queres viver esses momentos, que poderão ser menos do que o que imaginas. E agora pergunto-te:

Como escolhes viver os teus dias?

De maneira presente, saboreando cada instante como sendo único e não voltando nunca mais ou em piloto automático e sempre focada ou no passado ou no futuro – e geralmente em “merdices” que verdadeiramente não importam?

A realidade é que provavelmente já te habituaste ao stress do quotidiano e, pior, até talvez já o percepciones como sendo algo “normal”. Contudo, não é, nunca foi nem deveria ser. Existe uma outra maneira de vivenciares o teu dia-a-dia, livre do stress e da agitação que tanto sofrimento e cansaço te acaba por trazer. Uma maneira que te permite realizar todas as tuas tarefas rotineiras, mas desde um lugar de serenidade e presença. Esta atitude, esta maneira tão única de estar na vida, e que tanta tranquilidade e contentamento aporta, chama-se “mindfulness”.

De modo a explicar-te melhor em que consiste esta ferramenta tão preciosa e como verdadeiramente te pode ajudar a libertar do stress do dia-a-dia, entrevistei a Dra. Carla Martins, professora de mindfulness certificada pelo prestigiado Centro de Mindfulness da Escola de Medicina da Universidade de Massachusetts e fundadora do Ser Integral – Centro Português de Mindfulness.

 

EM QUE CONSISTE O MINDFULNESS?

O mindfulness é a capacidade de cultivarmos a atenção e consciência plena no momento presente. Se pensarmos, nós estamos sempre com o nosso corpo no momento presente, mas muito facilmente a nossa mente se enreda em pensamentos relativos ao passado ou ao futuro.  Este movimento da mente leva-nos a desempenhar várias tarefas ao longo do dia em piloto automático, sem realmente prestarmos atenção ao que estamos a fazer – por exemplo, estamos a conduzir sem realmente prestarmos atenção por onde passamos, tomamos um duche sem prestar atenção às sensações inerentes a esta experiência, comemos sem estarmos atentos aos sabores e texturas dos alimentos.

O mindfulness ensina-nos a focar a atenção no momento presente de forma a estabelecermos uma relação direta com a experiência que se está a desenrolar. Esta presença, no aqui e agora, é permeada por uma atitude interna de aceitação, sem crítica ou julgamento.

 

COMO ESTA ATITUDE DE ACEITAÇÃO E LIVRE DE JULGAMENTO NOS PODE AJUDAR A LIBERTAR DO STRESS?

Em relação à aceitação, a nossa tendência natural é sempre a de rejeitar situações que nos causam desconforto e stress, que colocam em causa o nosso bem-estar ou de alguma forma vão contra o que esperávamos ou desejávamos.  O mindfulness sugere-nos o treino desta capacidade de aceitar o que é, porque o que é É. Não é por não aceitarmos o que está a acontecer que as coisas vão mudar e quando resistimos à realidade, estamos a criar ainda mais tensão emocional e sofrimento!

Com esta aceitação, mantemos o nosso equilíbrio interno psicofisiológico e estamos numa posição mais privilegiada para discernir o que fazer perante a situação com que nos deparamos. Desta forma, a aceitação não é passividade, uma vez que através dela obtemos uma maior clareza para ver as várias opções que temos disponíveis de modo a criar harmonia e bem-estar na nossa vida. Quando reagimos impulsivamente a algo que não queremos, a nossa clareza está comprometida devido a toda a reação emocional, mental e física de stress. O mindfulness permite-nos fomentar o discernimento para fazermos opções mais conscientes  na nossa vida, de momento a momento.

Quanto à crítica e não julgamento, acontece que no movimento natural da mente estamos sempre a avaliar e julgar a experiência do momento presente, a julgarmo-nos a nós próprios e aos outros. Este julgamento leva-nos a cair numa dança interna de constante avaliação perante a experiência – gosto/não gosto; quero/não quero; preciso/não preciso; melhor/pior; mereço/não mereço, o outro e eu, etc – que nos leva a entrar numa espiral interna de resistência à experiência do momento presente ou a querer mudar a todo o custo o que está a acontecer para algo que seja mais gratificante.

Quando somos capazes de estar no momento presente, sem a influência de condicionamentos internos de crítica e julgamento, somos capazes de ver com mais discernimento e clareza o momento presente, de vivenciar o agora com maior serenidade interna e encontrar formas mais criativas de lidar com os desafios constantes com os quais nos deparamos no dia-a-dia.

Com esta presença de atenção plena, aceitação, não crítica e não julgamento da experiência do momento presente, conseguimos, de uma forma mais equilibrada e discernida, gerir os nossos recursos internos para lidar com os desafios do dia-a-dia.

 

DE QUE MANEIRA O MINDFULNESS PODE TRAZER PAZ INTERIOR AO FRENESIM DO DIA-A-DIA?

Uma das principais causas de agitação interna, nas sociedades modernas, é a consequência do ritmo de vida tão acelerado, dos constantes estímulos que nos chegam a cada momento e as inúmeras tarefas e atividades que temos que completar ao longo do dia. Neste stress do dia-a-dia, a nossa mente está sempre a ser estimulada, sendo poucos são os momentos que despendemos para parar e estarmos apenas connosco próprios.

O mindfulness permite-te parar todos os dias, para treinar a mente a não se enredar nos pensamentos do passado e do futuro e a focares a tua atenção na tua atividade do momento presente.

A antecipação das tarefas que ainda tens que fazer causa-te um dispêndio de energia física e mental elevado, stress e ansiedade antecipatória. Ao aprenderes a viver no momento presente e a regressares, momento a momento, à experiencia do agora, observas que este stress é reduzido, assim como os sintomas mentais e físicos que surgem associados a este stress. Aprendes que em vez do multitasking, o fazeres uma atividade com atenção plena de cada vez, em cada momento, é muito mais produtivo e saudável do que quereres fazer tudo de uma só vez.

 

QUANTO TEMPO POR DIA SUGERES QUE DEDIQUEMOS À PRÁTICA DO MINDFULNESS DE MODO A NOTARMOS RESULTADOS?

O tempo de prática pode variar entre 1 minuto a 1 hora diária, ou até mais, sendo que os seus benefícios e efeitos são sempre proporcionais à duração e regularidade da prática. Se 1, 5 ou 15 minutos é o possível na tua rotina diária, então essa é a prática que deverás estabelecer. Ao fim de 1 mês observa as alterações que começas a notar na tua forma de estar na vida.

Aquilo que observo, em termos de participantes dos programas de mindfulness, no Ser Integral: Centro Português de Mindfulness, é que práticas de 45-60 minutos têm um impacto mais profundo e significativo a nível psicofisiológico. No fundo, é como exercitar um músculo – se o fizermos durante 1 minuto diariamente, o resultado será bem diferente do que se o fizermos todos os dias 45-60 minutos.

O Mindfulness funciona como um músculo, quanto mais praticarmos mais desenvolvemos os caminhos neuronais associados a esta prática, incluindo a capacidade de prestar atenção ao momento presente, de aceitação e presença, regulação emocional e discernimento na nossa vida.

 

COMO PODEMOS APRENDER MINDFULNESS?

Existem vários cursos/programas de mindfulness, como o Mindfulness para Redução de Stress e Desenvolvimento Emocional (MBSR). Em Portugal, são poucos os instrutores que provêm deste programa, logo é importante que te assegures que o professor tenha formação nestes protocolos de mindfulness e também que tenha experiência suficiente para te ajudar a lidar com os desafios inerentes ao processo de aprendizagem e consciencialização do teu mundo interno (i.e., padrões mentais e emocionais).

A aprendizagem do mindfulness é um caminho que exige dedicação, disciplina, paciência, perseverança, diligência e carinho connosco próprios de forma a integrarmos, momento a momento, esta forma de encontrar cada momento da nossa vida. Eu costumo dizer aos meus alunos que, mesmo após mais de 20 anos de prática e estudo pessoal e profissional nesta área, eu continuo a aprender, uma vez que este caminho de aprendizagem do mindfulness tem um início mas não tem fim.

 

Para conheceres mais acerca do trabalho da Dra. Carla Martins, assim como os cursos de mindfulness imperdíveis que ela oferece, visita as suas páginas:

Website

Facebook

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."