4 benefícios das lentilhas + Estufado de lentilhas e batata doce

Receitas

Estufado de lentilhas As lentilhas são um dos meus alimentos preferidos no Inverno. São densas, saciantes e perfeitas para aquecer o corpo nos dias mais frios. Existem vários tipos de lentilhas e todas elas têm consistência e sabores distintos. Muitas pessoas evitam estas leguminosas devido aos gases. E para que não as deixes de comer, aqui fica um truque:

Coloca as lentilhas (e todas as leguminosas) a demolhar durante a noite e cozinha-as com um pouco de alga kombu. Cinco minutos após ter levantado fervura, vais ver uma espuma a formar-se. Retira-a com uma colher. Estes dois truques vão evitar a formação de gases na tua barriguinha 😉

As lentilhas são extremamente nutritivas e contribuem para:

1. Perda de peso

Para além das lentilhas serem baixas em calorias e conterem muito pouca gordura, o seu alto teor em fibra faz com que te sintas saciada durante mais tempo e que, por isso, não tenhas tanto apetite.

2. Níveis altos de ferro

As lentilhas são uma excelente fonte de ferro e recomendo que as comas, principalmente, quando tens a menstruação – devido à perda de sangue.

3. Diminuição dos níveis de colesterol

A concentração de fibra solúvel presente nas lentilhas liga-se às moléculas de colesterol e faz com que sejam excretadas do organismo.

4. Níveis altos de proteína

As lentilhas são umas das maiores fontes de proteína – e de boa qualidade!

Uma vez que a digestão das leguminosas é um pouco complexa (pois contém amido e proteína), não recomendo que as comas diariamente. Mas uma vez que durante o Inverno o organismo necessita de alimentos mais densos, podes comer leguminosas, como por exemplo lentilhas, 2-3 vezes por semana.

Eu cozinhei esta receita pela primeira vez enquanto vivia em Barcelona. Lembro-me que sempre que as pessoas que viviam comigo sentiam o cheirinho das especiarias, vinham logo à cozinha roubar um prato de comida! Este estufado é muito fácil de fazer e podes guardá-lo no frigorífico 1-2 dias.

ESTUFADO DE LENTILHAS E BATATA DOCE

(2 porções)

½ chávena de lentilhas castanhas demolhadas (umas horas)

1 cebola média picada

1 colher de chá de azeite

1 tomate descascado e cortado aos bocados

½ colher de chá de gengibre em pó

½ colher de chá de cominhos

½ colher de chá de coentros secos

1 pitada de canela

1 colher de chá de açafrão-das-índias

2 batatas doces descascadas e cortadas aos cubos

3 chávenas de água

Sal grosso

  • Aquece o azeite numa panela. Junta a cebola e deixa refogar até que a cebola esteja macia (junta umas gotinhas de água caso esteja a colar ao fundo);
  • Junta os tomates, gengibre, açafrão-das-índias, cominhos, coentros secos, canela e sal grosso;
  • Adiciona as batatas doces, água e lentilhas. Assim que levantar fervura, reduz o lume e tapa a panela. Deixa cozinhar cerca de 40 minutos até as lentilhas e a batata doce estarem tenrinhas

O ideal é comeres este prato como uma refeição única ou então acompanhada de uma salada. Evita adicionar arroz ou outro tipo de hidrato de carbono de modo a não tornar a digestão pesada e lenta.

Partilha esta receita no Facebook!

 

 

 

Francisca Guimarães - Homeopatia

Francisca Guimarães

"No blog, partilho dicas que te vão ajudar a estar bonita, saudável, jovem e cheia de energia."